
Regressão de memória
A regressão é o retorno no tempo e no espaço, independentemente de crenças pessoais, segmentos religiosos e de capacidade individual. O objetivo é ativar cargas emocionais adormecidas, as quais podem motivar algum transtorno psicológico no presente, e ressignificar o valor dessa lembrança no momento atual. A palavra regressão remete a diversos significados e interpretações.
A Terapia de Regressão é dividida da seguinte maneira:
1. ENTREVISTA PRELIMINAR e ANAMNESE
É preciso que o terapeuta conheça o histórico pessoal e familiar do paciente. O objetivo é entender o problema e a necessidade da regressão. Além disso, prepara o profissional para realizar as perguntas corretas.
2. REGRESSÃO
O paciente se acomoda confortavelmente em uma poltrona e é induzido a um estado de relaxamento, por meio de visualizações e induções. Esse relaxamento profundo deixará o paciente em estado alterado de consciência, mas com controle total do que está acontecendo. O terapeuta guiará o processo para facilitá-lo com sugestões, a fim de atingir os eventos traumáticos que podem estar desencadeando o problema atual.
3. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS
Depois da sessão, acontece um resumo dos resultados, esclarecimentos por parte do terapeuta e aplicação dos ensinamentos para que as lembranças trazidas à memória não causem problemas no presente.
Na regressão, podem ser utilizadas outras análises, como meditação, relaxamento guiado e retorno ao presente. O importante é ter clareza sobre o objetivo.
Uma resposta prática sobre o que é regressão pode ser entendida como: tratamento complementar para doenças psicossomáticas, transtorno do sono, disfunções sexuais, problemas com causas emocionais, dependências de drogas, baixa autoestima, baixa autoconfiança e outros medos e fobias.
Terapia de Vidas Passadas
Agora, quando se trata de terapia de vidas passadas, não existe margem para distorções, pois é um entendimento bem definido.
A terapia de vidas passadas nada mais é do que um retorno às lembranças do passado, as quais podem estar causando algum desconforto no presente. Essas lembranças podem ser tanto de um passado recente como de vivências uterinas e de (supostas) vidas passadas.
Mas eu preciso acreditar em reencarnação? A resposta é NÃO, se fomos analisar cientificamente, nosso cérebro é capaz de criar "metáforas" para resolver problemas, então acreditamos que se é real ou fantasioso, isso não importa, pois o importante é o resultado final e a melhora da pessoa.
A técnica de regressão a vidas passadas NÃO é utilizada apenas para conhecer e saber sobre vivências. Essa é uma técnica que ajuda a eliminar problemas que estão causando mal-estar na vida do paciente. Por isso, o uso deve ser pautado no objetivo de ajudar as pessoas, e jamais por curiosidade apenas.